terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ALFREDO BARROSO Agora, armazenar água




"... a Direita identifica sempre sem qualquer dificuldade os seus interesses comuns, pondo de lado as suas divergências, a Esquerda identifica sempre com toda a facilidade as suas divergências, ignorando os seus interesses comuns."
Esquerda desfeita,

direita satisfeita!

Alfredo Barroso *

Há, hoje, uma diferença fundamental, cada vez mais evidente, entre a Direita e a Esquerda: enquanto a Direita identifica sempre sem qualquer dificuldade os seus interesses comuns, pondo de lado as suas divergências, a Esquerda identifica sempre com toda a facilidade as suas divergências, ignorando os seus interesses comuns.

Desde Blair e o «New Labour», e de Schröder e o «Novo Centro», a esquerda social-democrata europeia aderiu aos princípios e métodos do neoliberalismo, em nome da globalização – e deixou de pensar em verdadeiras alternativas políticas, económicas e sociais consistentes e credíveis. Em suma: deitou pela borda fora os princípios básicos da social-democracia genuína, esbatendo quase por completo as diferenças que a separavam da direita.

Em Portugal, a degradação, decadência e deliquescência dessa esquerda social-democrata, representada pelo PS, começou com Guterres e consolidou-se com Sócrates. Claro que a culpa não é só do PS. Mas o socialismo democrático já não vai além da mera retórica.

E agora foi mesmo um ar que lhe deu! Esquerda desfeita, Direita satisfeita!

É cada vez mais evidente que a Esquerda, no seu conjunto, vai ter de armazenar muita água para a longa travessia do deserto que tem pela frente… Como os camelos!
_______________

* Comentador. Antigo chefe da Casa Civil do PR Mário Soares.

1 comentário:

C-14 disse...

Caro Dr. Alfredo Barroso, sigo com simpatia e interesse a sua lúcida e autilante intervenção política (como foi o caso no Frente-a-Frente de hoje na SIC Notícias) nos diversos “fora” que partilha, inclusivé desportivos e de que, bizarramente, foi impedido de participar. Considero-o, permita-me a alegoria, um dos bravos “moicanos” que vai resistindo a esta insidiante globalização que nos cala e esvai impunemente.
Atrevendo-me extrapolar o âmbito do mero comentário, cuja linha de pensamento me habituei a respeitar,gostaria de lhe solicitar permissão para o envio em suporte de papel ou informático – afsmartins52@gmail.com),de um modesto ensaio histórico que conflui nas suas fundadas preocupações.
António Martins (Lic. História)